Encontro planetário e eclipse marcam calendário celeste em março; confira

Terceiro mês do ano é marcado por equinócio de outono no Hemisfério Sul e outros fenômenos que você poderá admirar; veja a seleção feita pelo astrofísico Gustavo Rojas

Encontro planetário e eclipse marcam calendário celeste em março; confira

Encontro planetário e eclipse marcam calendário celeste em março; confira — Foto: Olha Maliar/Unsplash

As estações do ano são definidas pela posição do Sol na esfera celeste. Ao longo de 365 dias, o astro-rei transita lentamente entre Norte e Sul, e duas vezes por ano atravessa o equador celeste, fronteira imaginária entre os hemisférios. Essas ocasiões, chamadas equinócios, são conhecidas e festejadas há milênios.

Em particular, o equinócio de março, quando o Sol adentra o Hemisfério Norte celeste, serve de referência para datas importantes como as Páscoas judaica e cristã. A palavra equinócio vem do latim equi nox, que significa "noite igual". Isso porque, nessa ocasião, dia e noite têm aproximadamente a mesma duração.

Calendário celeste

Dia 3
A Lua e o Escorpião

Durante a madrugada, a Lua minguante posiciona-se bem ao lado da estrela Antares, a mais brilhante de Escorpião. Uma boa oportunidade para aprender a identificar essa famosa constelação.

Dia 20
O Sol cruza o equador

À 00h07 (no horário de Brasília), acontece o equinócio de março. É quando o Sol cruza o equador celeste e faz sua entrada anual na metade norte do céu, indicando o início da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Sul.

Dia 21

Encontro ao amanhecer

Nas primeiras horas do dia, o planeta Vênus, o mais brilhante do céu, aparece lado a lado de Saturno. Olhe para o leste a partir das 5h.

Dia 25
Lua na penumbra

O primeiro eclipse do ano será visível do Brasil. O fenômeno começa à 1h53 e atinge o auge às 4h12, quando a Lua estará quase inteira na penumbra da Terra. A olho nu será perceptível apenas uma pequena diminuição no brilho lunar.